Dá para ser ágil seguindo o PMI?

Sempre que vou falar de Métodos Ágeis para gerentes de projeto ou quem está se preparando para a certificação PMP ocorre uma certa polêmica, ou seria na verdade um desconforto!

As mudanças são muitas, concordo, mas é possível, tanto que o próprio PMI já tem uma ‘versão ágil’ do PMP. A fonte principal e oficial de informação é a própria página do Agile Certified Practitioner (PMI-ACP).

Além das fontes oficiais, gostaria de deixar 2 referências que me ajudaram muito a entender melhor o assunto.

A primeira é uma palestra em vídeo grava no Agile2007 na qual o título já diz tudo: Introduction to Agile for Traditional Project Managers

A segunda, é uma série de posts no blog da VersionOne com o título de “Refactor your PMP”. Essa série é legal pois quebra em um post por Área de Conhecimento do PMBOK e depois internamente comenta como utilizar seguindo os princípios ágeis cada processo.

Seguem os links para cada post (textos em inglês):

 

Anúncios

4 comentários sobre “Dá para ser ágil seguindo o PMI?

  1. Acho que a pergunta correta seria “da pra ser agil usando pmbok”. O Instituto como você mesmo disse tem seu body of knowledge de agile, ou seja, a resposta é sim.

  2. Bom tarde, preciso fazer o meu TCC da POS de gerenciamento de projeto e estou pensando em criar uma metodologia para o ramo de varejo com foco em projetos de melhorias , será que poderíamos tomar uma cerveja para falar sobre o assunto ?

    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s